Início AMAZONAS Reunião técnica debate melhorias para desenvolvimento de Eirunepé
Reunião técnica debate melhorias para desenvolvimento de Eirunepé

Reunião técnica debate melhorias para desenvolvimento de Eirunepé

72
0

Uma reunião técnica na sede da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) debateu na manhã desta sexta-feira (10) melhorias para a cadeia produtiva de Eirunepé. O deputado estadual Luiz Castro (REDE), o prefeito de Eirunepé (a 1060 km de Manaus), Raylan Alencar (PROS), além de representantes de outros segmentos da Sepror, estiveram presentes. Presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Caama) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Luiz Castro ressaltou a identidade do município da calha do Juruá com o setor primário.

“Sabemos que a prefeitura não tem como gerar emprego e renda para todos e por isso é tão importante o incentivo à produção rural, especialmente na área da agricultura familiar. A questão ambiental precisa ser fortalecida com responsabilidade, porque estamos falando de sustentabilidade”, salientou o parlamentar.

O deputado assinalou ainda a necessidade urgente de aproveitar o trabalho já realizado pela Sepror, como o Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme). Dessa forma, é possível promover a melhoria da qualidade de vida de Eirunepé.

Para Luiz Castro, é preciso uma análise completa da cadeia produtiva, iniciando por aonde qual produto será plantado até a chegada ao consumidor final.

O prefeito Raylan concordou com o deputado e acrescentou que o município tem potencial para milho, além da já estabelecida produção de farinha. “Hoje, o trabalho é feito artesanalmente e nos falta armazenamento. Nesta reunião, expomos as nossas necessidades e esperamos contar com o apoio da Secretaria”, afirmou.

Também participaram da reunião técnicos e representantes da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (Aades) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Estado do Amazonas (Idam). O titular da Sepror, Hamilton Casara, prometeu que a pasta irá auxiliar o trabalho em Eirunepé no que for possível.

(72)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *