Prefeito de Humaitá Herivaneo Seixas visita obra de escola na terra indígena das Pupunha

O prefeito de Humaitá-AM, Herivaneo Seixas, visitou no sábado (27) a obra de construção da escola na comunidade indígena das Pupunha.

Herivaneo Seixas foi recebido com muita alegria pelos indígenas da comunidade das Pupunhas onde está sendo concluída a obra de uma escola indígena de ensino fundamental que há tempos era reivindicação dos Tenharins. Em reunião os indígenas agradeceram por todos os trabalhos que a prefeitura de Humaitá vem realizando em todas as comunidades indígenas da região.

“Estou muito feliz por está inciando o ano de 2018 com essa importante obra pois a educação é a arma mais poderosa que existe e é capaz de mudar o mundo”, disse Herivaneo Seixas.

Confira a fala do prefeito de Humaitá Herivaneo Seixas no vídeo abaixo:

“Estou aqui nesse momento na comunidade (indígena) da Pupunha, aqui na aldeia do meu amigo (Cacique Tenharins) Antônio Marazona, fazendo uma visita dessa escola que nós estamos construindo aqui agora com o nosso governo. Uma escola totalmente de alvenaria com duas salas, é,  grande para os nossos alunos estudarem, a nossa juventude, isso pra mim é muito bom, quando o povo percebe, que o povo reconhece que a gente esta trabalhando é muito gratificante. Quero dizer ao povo dessa comunidade que minha meta é essa, o meu nome é trabalho, eu sempre falo que eu fui eleito prefeito da cidade de Humaitá, não fui eleito perfeito, perfeito é só Deus. Mas aquilo que esta dentro do meu alcance eu estou fazendo, eu estou feliz por isso, graças a Deus já iniciando 2018 com essa obra importantíssima que é  justamente é o ensino, a educação pra mim é umas das armas mais poderosas capaz de mudar o mundo é a educação e além dessa escola aqui estamos fazendo outra lá na comunidade (indígena) do Ipixuna também. Então por isso quero agradecer a Deus e agradecer ao povo dessa comunidade que me recepcionou muito bem. Olha hoje é sábado em plena 3 hs da tarde mas eu estou aqui visitando e graças a Deus é parabenizando também a mão de obra que esta ficando legal, a escola está ficando ótima para atender a nossa juventude e as nossas crianças aqui da comunidade da Pupunha”, diz o prefeito de Humaitá Herivaneo Seixas no vídeo.

Ao contrario da maioria dos prefeitos do Brasil que só lembram  das comunidades indígenas em época de eleição e quando são procurados para fazer benfeitorias (Escolas e/ou Postos de Saúde) nas terras indígenas se esquivam dizendo que é assunto a ser tratado pela Fundação Nacional do Índio (Funai) e/ou Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em Brasilia o prefeito de Humaitá, Herivaneo Seixas, vem dando exemplo a ser seguido pelos mais de 5 mil prefeitos do Brasil de como os municípios devem em parceria com os governos estaduais e federal levar educação e saúde de qualidade a todos os brasileiros, indígenas e não indígenas, sem distinção.

Por Paulo Apurinã

(59)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *