Início AMAZONAS Governador do Acre reune com o prefeito do Envira Ivon Rates
Governador do Acre reune com o prefeito do Envira Ivon Rates

Governador do Acre reune com o prefeito do Envira Ivon Rates

373
0

Em audiência com Tião Viana, prefeito de Envira articula pacto da saúde entre AC e AM

O prefeito de Envira, Ivon Rates(PROS), foi recebido pelo governador do Acre Tião Viana(PT), em audiência oficial no escritório de governo no final da tarde da última quinta(8), em Rio Branco.
O encontro serviu para agilizar a implantação do pacto estadual pela saúde entre Acre e Amazonas, que envolve diretamente sete cidades do estado vizinho, que recorrem á rede pública do Acre em busca de atendimento médico.
Ivon Rates detalhou ao governador a situação e a importância que os moradores de Envira, Itamaraty, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Pauini e Boca do Acre que a rede pública de saúde do Acre tem para os moradores desses municípios.
Ver. Raimundinho, Gov. Tião Viana e Pref. Ivon Rates
“Estamos muito distantes de Manaus e a proximidade com o Acre nos faz buscar apoio para os nossos pacientes em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. É importantíssimo firmarmos esse pacto com o Acre. O governo do Amazonas deu o aval para que a gente propusesse essa parceira e a boa vontade do governador Tião Viana vai viabilizar em pouco tempo essa formalização”, disse Ivon.
Tião Viana foi objetivo. Disse que o Acre vai continuar recebendo e atendendo a demanda dessas cidades e colocou a disposição dos prefeitos toda a estrutura da Secretaria de Saúde.
Ele determinou ao secretário Gemil Júnior a elaboração e o debate entre os representantes dos dois estados do pacto pela saúde e disse que pretende formalizar a parceria já no mês de março.
“Tenho todo o interesse em ajudar. Vamos formalizar o pacto e unir forças para melhorar ainda mais a vida de quem busca atendimento aqui. Nossa necessidade é apenas das cirurgias de rotina. Nossa proposta é encaminharmos os pacientes a Manaus ou os médicos virem atender aqui”, disse o governador Tião Viana
Encontro com prefeitos para oficializar a parceria
Partiu do governador Tião Viana a proposta para a realização de um encontro com a participação dos setes prefeitos amazonenses, os secretários municipais e estaduais de saúde, com a presença do governador Amazonino Mendes, para a assinatura do pacto entre os dois estados.
O governador do Acre mostrou pressa em firmar o compromisso entre os governos e ampliar a margem de atendimentos para os vizinhos amazonenses.
Tião Viana propôs, ainda no encontro com Ivon Rates, uma reuni entre os secretários de saúde dos dois estados com os prefeitos para que o pacto seja debatido e finalizado entre os gestores.
Governador do Acre Tião Viana e Ivon Rates prefeito de Envira
“Vamos agilizar a elaboração e debate desse pacto para firmar essa forte parceria entre os dois governos. Tenho um carinho enorme pelo povo do Amazonas e tudo o que o nosso governo puder fazer em favor dessa gente, não mediremos esforços. Sou grato pela visita do Ivon e espero receber aqui já em março o amigo Amazonino para juntos, unirmos ainda mais nossos povos”, falou Tião.
Prefeituras mantém casas de apoio no Acre
Das sete cidades amazonenses que recorrem á rede publica do Acre, três mantém casas de apoio em Rio Branco. As prefeituras de Pauini, Boca do Acre e Envira, custeiam estádia, transporte e alimentação para os pacientes que enfrentam o Tratamento Fora do Domicílio.
No caso de Envira, o prefeito Ivon Rates tem feito um esforço muito grande para atender toda a demanda. Atualmente, 30 pessoas estão na casa em tratamento.
Por Jairo Barbosa

(373)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

}