Assembleia Legislativa cria grupo de trabalho sobre transporte fluvial no Amazonas – AM HOJE
Início ALEAM Assembleia Legislativa cria grupo de trabalho sobre transporte fluvial no Amazonas
Assembleia Legislativa cria grupo de trabalho sobre transporte fluvial no Amazonas

Assembleia Legislativa cria grupo de trabalho sobre transporte fluvial no Amazonas

35
0
Deputado Estadual Sinésio Campos concede entrevista para jornalistas sobre Criação de Grupo de Trabalho para o transporte Fluvial no Amazonas.

Regulamentação, infraestrutura e segurança para o transporte fluvial de passageiros e cargas no Amazonas, foi o tema da Audiência Pública nesta terça- feira (20), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) de autoria do deputado estadual Sinésio Campos (PT).

Segundo Sinésio aproximadamente 2,5 milhões de pessoas utilizam embarcações como meio de transporte e 1,5 milhões de toneladas de cargas gerais chegam a ser deslocadas no Estado. Números esses que para o parlamentar deveriam ser levados em consideração pelos governantes.

“ O grande problema é que só lembram da precariedade que é o transporte fluvial no Amazonas quando acontece alguma tragédia nas embarcações ou roubo de cargas e violência contra os passageiros e tripulantes usuários do setor, se nossas estradas são nossos e sabemos disso, está faltando sim comprometimento até mesmo por parte dos órgãos competentes”, disparou o parlamentar.

Ele também informa que a navegação fluvial é o principal modal de transportes no Amazonas e responsável pelo abastecimento de 90% dos 62 municípios amazonenses, transportando pessoas, alimentos, cargas e combustíveis.

Durante a Audiência, o vice-presidente do (Sindicato das Empresas de Navegação no Estado do Amazonas) Claudomiro Carvalho relatou que o transporte fluvial atende diversos aspectos da economia do Amazonas apesar das dificuldades encontradas, em seu pronunciamento, ele avaliou a regulamentação do setor fluvial como prioridade dentre os problemas enfrentados. “Precisamos avançar na regulamentação este é o principal ponto, só então poderemos pensar na segurança jurídica e em como vamos utilizar nossos rios para pesca, transporte escolar e avaliar a estrutura portuária inapropriada. Hoje mais de um milhão e setecentas mil pessoas passam pela Manaus Moderna, com a regulamentação daríamos saltos gigantescos na nossa economia.

Encaminhamentos

A Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento presidida pelo deputado Sinésio Campos, irá coordenar na esfera da Assembleia Legislativa o GT- Grupo de Trabalho formado por representantes das entidades e órgãos públicos e civis, de âmbito federal, estadual e municipal, com o intuito de identificar os gargalos do transporte fluvial de passageiros e cargas no Amazonas propondo encaminhamentos necessários, a quem de direito, objetivando a resolução ou a amenização dos impasses enfrentados no setor de transporte fluvial.

 

 

Fonte Assessoria de Imprensa

(35)

Paulo Apurinã Comentarista Político, Perito Criminalístico, Conselheiro das Cidades, Membro do Fórum Mundial Anti Corrupção e Secretário Nacional de Comunicação do Partido Nacional Indígena-PNI.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

}