Inscrições para a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) estão disponíveis até o dia 28 de maio

Estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio de escolas públicas ou particulares, com idade entre 16 e 22 anos, podem fazer suas inscrições para a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) a partir desta quarta-feira (28) até o dia 28 de maio.

Com o tema “Você escolha seu representante. Você escolhe ser representante”, o Parlamento Jovem Brasileiro é um programa de educação para a democracia, realizado anualmente pela Câmara dos Deputados.

O programa tem por objetivo proporcionar aos estudantes de ensino médio a vivência do trabalho dos deputados federais, por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o país.

Inscrições

Para formalizar a inscrição, o estudante deverá preencher a ficha de inscrição, que pode ser encontrada em www.camara.leg.br/pjb e anexar os seguintes documentos: cópia do documento de identidade; declaração de que está matriculado regularmente no ensino médio/técnico, em que conste o ano cursado; termo de autorização assinado pelos pais ou responsáveis, caso seja menor de 18 anos (o modelo está disponível no site, junto à ficha de inscrição).

De acordo com o coordenador do programa na SEDUC, Antônio Braga, os alunos deverão enviar o seu projeto de lei para o e-mailamazonas.pbj2018@gmail.com ou trazer diretamente, com protocolo, na gerência do Ensino Médio da SEDUC.

“Todos os anos a gente divulga nas coordenadorias, faz oficinas de preparação, explicando como o aluno deve fazer um projeto de lei. Esse projeto de lei, o aluno escolhe um partido temático e desenvolve um projeto de lei a nível nacional, que se refira a toda a nação. Esse projeto, um dia, poderá ser escolhido por um deputado e virar lei”, explicou Antônio, acrescentando que a divulgação para os estudantes do interior será feita via Centro de Mídias de Educação.

Braga esclareceu ainda que é muito importante a participação dos estudantes para que eles possam desenvolver uma consciência política. “Seria muito que o aluno desenvolvesse essa consciência política, não a consciência partidária política, porque todos nós já nascemos políticos, mas a consciência política de que ele é um cidadão e que ele pode fazer bem as suas escolhas”, informou.

A jornada parlamentar ocorrerá do período de 1º a 5 de outubro de 2018, em Brasília.

Foto: Divulgação

(23)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

}