Início AMAZONAS Deputado Souza realiza Oficina de Turismo e Empreendedorismo em Novo Airão
Deputado Souza realiza Oficina de Turismo e Empreendedorismo em Novo Airão

Deputado Souza realiza Oficina de Turismo e Empreendedorismo em Novo Airão

16
0

O deputado Francisco Souza (Podemos), juntamente com a Comissão de Turismo e Empreendedorismo, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Ctur/Aleam), realizou nesta sexta (11), uma Oficina de Turismo de Base Comunitária e Empreendedorismo. O evento aconteceu na Fundação Almeida Malaquias, no município de Novo Airão (a 194 quilômetros de Manaus), com o objetivo de discutir o desenvolvimento do Turismo no Estado.

Entre os presentes, estava o Presidente da Fundação Almerinda Malaquias (FAM), Jean Daniel Valloton, o Secretário de Turismo de Novo Airão, Kléber Bechara, os representantes da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), coordenadora Regional Negro Amazonas do FAS, Jousanete Lima Dias,  coordenador de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis do FAS, Wildney Morão, a estagiária do FAS Camila Matos, do Técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Carlos Fábio, do Secretário Municipal de Turismo do Careiro da Várzea, Vivaldo dos Santos, da Agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor do Careiro Castanho, Esilize Costa, da Secretária Municipal de Turismo de Careiro Castanho, Alcidia Fernandes, bem como representantes do trade turístico, profissionais da área e moradores do município.

Durante o encontro o deputado Francisco Souza explicou a importância da Ctur para o setor turístico. Segundo ele, a comissão tem desenvolvido um papel relevante na área. “Estamos em todo o Amazonas, viajando para os locais mais distantes para realizar audiências públicas, fazer visitas técnicas e ouvir os profissionais que atuam no setor”, disse. O deputado ainda ressalta que os esforços precisam ser concentrados, e que o governo não olha a questão do turismo como deveria.

O secretário Kleber Bechara destacou que 80% das pessoas que vivem de turismo no município de novo Airão, atuam somente com restaurantes e pousadas. “A cidade precisa de novos atrativos! Hoje o turista vem aqui para ver o boto e só. Precisamos fomentar novidades e mostrar que podemos oferecer mais. Isto não é apenas um problema da nossa cidade e sim de todos os municípios”, declarou o secretário.

Já a palestra sobre turismo de base comunitária, ficou a cargo da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), que atua em 586 comunidades e localidades do Estado, atendendo 9.607 famílias em unidades de conservação. Segundo Jousanete Lima, o setor vem se desenvolvendo lentamente no Amazonas, porém já existe muitos frutos. “Atualmente das 19 comunidades que possuem atuação da FAS, 8 delas desenvolvem atividades turísticas, apoiando 7 grupos de artesanato e 10 empreendimentos turísticos. Isto fixa as pessoas em suas comunidades dando uma vida digna para quem mora no interior”, destacou.

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

(16)

Paulo Apurinã Comentarista Político, Perito Criminalístico, Conselheiro das Cidades, Membro do Fórum Mundial Anti Corrupção e Secretário Nacional de Comunicação do Partido Nacional Indígena-PNI.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

}