Operação do Ibama desativa garimpos ilegais instalados em terras indígenas no AM – AM HOJE
Início AMAZONAS Operação do Ibama desativa garimpos ilegais instalados em terras indígenas no AM
Operação do Ibama desativa garimpos ilegais instalados em terras indígenas no AM

Operação do Ibama desativa garimpos ilegais instalados em terras indígenas no AM

148
0

Uma operação no Sul do Amazonas desativou garimpos ilegais instalados na Terra Indígena Tenharim no Igarapé Preto – área de 87,4 mil hectares, localizada no município de Novo Aripuanã, a 227 km de Manaus.

A ação foi realizada pelo Grupo Especializado de Fiscalização (GEF) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Foram desativadas quatro escavadeiras hidráulicas, uma retroescavadeira, duas motobombas e uma caminhonete usadas na prática ilegal.

O Ibama investiga os responsáveis pelas atividades ilegais na localidade. Todas as informações obtidas durante a operação serão encaminhadas ao Ministério Público Federal (MPF) para abertura de processos criminais.

A operação visa combater ilícitos ambientais, como exploração mineral e extração de madeira em Terras Indígenas e Unidades de Conservação no Noroeste de Mato Grosso e no Sul do Amazonas.

A região abriga extensos maciços florestais que sofrem pressão de grupos criminosos. O Plano Nacional Anual de Proteção Ambiental (Pnapa) do Ibama prevê ações de fiscalização regulares na região para impedir o furto de madeira, a degradação ambiental e a contaminação dos corpos hídricos.

(148)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

}