Projeto de lei da vereadora professora Therezinha Ruiz quer instituir dia de cuidados com a voz no calendário municipal – AM HOJE
Início DESTAQUE Projeto de lei da vereadora professora Therezinha Ruiz quer instituir dia de cuidados com a voz no calendário municipal
Projeto de lei da vereadora professora Therezinha Ruiz quer instituir dia de cuidados com a voz no calendário municipal

Projeto de lei da vereadora professora Therezinha Ruiz quer instituir dia de cuidados com a voz no calendário municipal

13
0

Para esclarecer sobre os principais cuidados para manter a saúde dos que usam a voz como instrumento de trabalho, tramita na Câmara Municipal de Manaus (CMM) um projeto de lei que insere no calendário de eventos de Manaus o “Dia Municipal dos Cuidados com a Voz”. O projeto é de autoria de vereadora professora Therezinha Ruiz e foi protocolado na manhã desta segunda-feira, 11 de junho.

De acordo com o texto da proposta, a data deve ser comemorada será no dia 16 de abril, dia em que já se comemora internacionalmente e nacionalmente o dia da voz. “O dia vai promover e conscientizar a população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças como de uma simples rouquidão até mesmo a um câncer de laringe”, relata a vereadora.

Segundo o texto, caberá ao Poder Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde do Município (Semsa), organizar a programação pertinente ao evento em questão, podendo para tanto, efetuar parcerias com entidades educacionais que possuam em sua grade cursos relativos ao tema.

O projeto de lei diz ainda que “o Dia Municipal dos Cuidados com a Voz visa garantir que a campanha ocorra anualmente, beneficiando a saúde vocal no Município de Manaus, impulsionando órgãos públicos a aderirem à campanha. É inquestionável a importância da voz no processo da comunicação humana, sobretudo, para os profissionais ligados diretamente a áreas como a da política, educação, justiça, arte, religião, jornalismo, radio telecomunicações e marketing”.

Segundo dados do IBGE, cerca de dez mil casos de câncer de laringe por ano são diagnosticados no Brasil, pesando ainda o fato diversos estudos acadêmicos apontarem que mais de 60% dos pesquisados profissionais de educação desenvolveram distúrbios vocais de ordem ocupacional.

(13)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

}