Deputado Sidney Leite apoia Carta Aberta pela Saúde do Amazonas – AM HOJE
Início AMAZONAS Deputado Sidney Leite apoia Carta Aberta pela Saúde do Amazonas
Deputado Sidney Leite apoia  Carta Aberta pela Saúde do Amazonas

Deputado Sidney Leite apoia Carta Aberta pela Saúde do Amazonas

50
0

A “Carta Aberta pela Saúde do Amazonas”, documento elaborado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM), que será entregue aos candidatos ao Governo do Estado mostrando os gargalos do setor e as possíveis soluções para os problemas na Saúde tem todo o aval do deputado estadual Sidney Leite (PSD).

Isso porque a iniciativa vem de encontro aos anseios do parlamentar que defende a interiorização do sistema de saúde e uma nova gestão para o setor.

Sidney Leite destaca que, no ano passado, o Governo do Amazonas pagou em torno de R$ 2,5 bilhões à saúde. No entanto, nem 10% foram gastos no interior do Estado. De acordo com ele, na rede básica do interior do Estado, o nível de abastecimento de medicamento está abaixo de 27% do que é necessário.

“Esse modelo de saúde que o Estado pratica hoje, comprovadamente, não dá certo. Gasta-se muito, mas a qualidade da saúde é péssima por muitos motivos. O número de servidores, a cada ano que passa, é menor no interior. Quem garante o funcionamento é a prefeitura daquela cidade, mesmo não sendo obrigação do respectivo prefeito. Afinal, quem garante o abastecimento de medicamento, material químico e cirúrgico é a prefeitura. Como se não bastasse, há apenas médico no interior porque os prefeitos pagam”, disse.

O deputado defendeu ainda uma saúde básica de qualidade em Manaus o que, segundo ele, traria resultados significativos tanto para capital quanto interior.Em Manaus, falta saúde de média complexidade com qualidade. Manaus não cuida da atenção básica. O Hospital Delfina Aziz, por exemplo, quase 70% da sua demanda é atenção básica. Seria o contrário se tivesse um programa funcionando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s). Então, precisamos fazer uma rediscussão da repactuação do Estado e entendo que, esse modelo de gestão não deu certo. A terceirização também não deu certo”, concluiu.

O evento “A Saúde que queremos para o Amazonas: A construção do sistema” encerra, nesta terça-feira, dia 24, reunindo Secretários Municipais de Saúde do Amazonas, no Amazônia Golf Resort, sob a organização do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM).

(50)

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

}