MAIS DE 5 MIL CRIANÇAS SERÃO IMUNIZADAS CONTRA SARAMPO E POLIOMIELITE EM MAUÉS

Mais de 5 mil crianças serão imunizadas na Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo, em Maués, até o dia 31 de agosto. Para tanto, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, adotou estratégias de mobilização e esclarecimento da população sobre a importância da vacinação.

“Nossa meta é vacinar todas as 5.688 crianças de Maués conforme previsto pelo Ministério da Saúde, mas também pessoas de todas as idades. O importante é a população estar protegida contra o sarampo e outras doenças”, garante o prefeito de Maués, Júnior Leite.

Nesta sexta-feira (17), será realizada uma passeata na cidade com a presença do mascote da campanha, o Zé Gotinha, com participação de servidores da saúde e da educação para convocar as pessoas para o Dia D, uma mobilização maior ainda que acontecerá em todo o Brasil no sábado (18),

“Todas as salas de vacinação das Unidades Básicas de Saúde estarão abertas de 8h às 17h, imunizando crianças com idades de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Todas as crianças serão vacinadas. Se ela tomou a tríplice viral 30 dias antes, vai tomar outra dose. Se já tomou a primeira dose contra a pólio, tomará a segunda”, esclarece o coordenador do Programa Municipal de Imunização, Jean Sá.

O objetivo é vacinar todas as crianças que ainda não foram imunizadas contra sarampo e poliomielite, inclusive as que ainda não tomaram a tríplice viral e vacina contra paralisia infantil. Adultos que comparecerem às UBSs de posse da carteira de vacinação também serão vacinados contra o sarampo. “Temos imunobiológicos para toda a população”, garante o coordenador. 

Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo

Em todo o Brasil, mais de 11 milhões de crianças devem buscar as 36 mil salas de vacinação disponíveis em todos os estados. De acordo com o Ministério da Saúde, neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo está sendo feita de forma indiscriminada. Por isso, todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar, independentemente da situação vacinal para reduzir a possibilidade de retorno da pólio e impedir o avanço do sarampo.

Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Já os menores de cinco anos que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), a gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos trinta dias.

(24)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *