Programa de Habitação Rural é apresentado por Sidney Leite em comunidades do interior do AM

O deputado estadual Sidney Leite (PSD) lançou no último final de semana, em visita ao Município de Borba (a 184 quilômetros de Manaus), o programa Habitação Rural, que tem como meta aliar o desenvolvimento do setor primário com a preservação ambiental no Amazonas, por meio da construção de novas e adequadas moradias para famílias ribeirinhas e de comunidades tradicionais do interior e o incentivo à mecanização e uso de novas tecnologias.


Em campanha para deputado federal, Sidney afirmou aos produtores da região Sul do Estado que apresentará o projeto no Congresso Nacional em Brasília.
“Serei o primeiro parlamentar do Amazonas a mostrar que isso é possível. Nosso Estado tem características únicas e precisa de um modelo exclusivo e inovador de desenvolvimento e de geração de emprego e renda para nossos produtores rurais”, explicou o deputado.
Com um grande déficit habitacional nas áreas urbanas do Estado – apenas em Manaus atinge 128 mil famílias que não possuem casa própria -, Sidney Leite defendeu também um programa que emergencial para resolver a questão.

*UNIVERSIDADE*
Recebido por uma carreata no Município de Manicoré (a 390 quilômetros da capital), Sidney Leite também defendeu a criação da Universidade do Alto Solimões para melhorara formação de profissionais da região e também o reajuste em 20% do Fundo de Manutenção de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para todo o Amazonas.
“Um dos maiores problemas no interior do Estado é a falta de profissionais qualificados e certificados. Com a Universidade do Alto Solimões, criaremos um novo polo educacional e de desenvolvimento econômico nesta região, esquecida pelas políticas públicas estaduais e federais”, destacou o deputado. Em Humaitá (a 675 quilômetros de Manaus), Sidney Leite destacou ainda o Programa de Mecanização Agrícola, criado por ele em 2015, quando era gestor da Secretaria Estadual de Produção Rural (SEPROR), e que promoveu um grande desenvolvimento do setor em todo o Amazonas, com recordes na geração de emprego e renda.

*ITACOATIARA*
Aumentar a capacidade, melhorar a qualidade e a estrutura de atendimento do Centro de Tratamento para Dependentes Químicos Recanto da Paz, que fica no km 82 da Rodovia AM 010 (Manaus- Itacoatiara) foram solicitações dos internos do local ao deputado estadual Sidney Leite.
O Centro de Reabilitação atende 40 dependentes químicos, mas apenas 12 moram no local, devido falta de recursos. De acordo com a coordenadora, Marilúcia Castelo Branco, o local tem capacidade para atender 200 dependentes. “São 40 quartos, mas só utilizamos 12. Com recursos, trataríamos de 200 a 300 dependentes, mas infelizmente não temos recursos para isso. Já temos um custo mensal de 13 mil reais”, concluiu.
Sidney Leite se comprometeu a ajudar o Centro de Reabilitação, caso eleito deputado federal, e lembrou que a única Clínica de Reabilitação de Manaus foi construída por Omar Aziz (PSD). “Eu também quero assumir esse compromisso com vocês, dentro das minhas possibilidades. O dependente químico até quer sair do vício, mas não consegue. A droga destrói uma família inteira, precisamos investir no tratamento dessas pessoas”, afirmou.
Também como forma de combate às drogas e a violência, Sidney Leite reafirmou seu compromisso de reforçar a segurança nas fronteiras do Amazonas, em combate ao tráfico de drogas. “Temos que combater a entrada de drogas pela tríplice fronteira do Brasil, com o reforço de homens do exército e da Polícia Federal”, ressaltou.

(19)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *