João Lúcio e 28 de Agosto estão recebendo novos tomógrafos

Já chegaram a Manaus os dois novos tomógrafos adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para reforçar o setor de imagem dos prontos-socorros 28 de Agosto, na zona centro-sul, e Dr. João Lúcio Pereira Machado, na zona leste de Manaus. A aquisição é resultado de uma parceria entre a Coca-Cola e o Governo do Amazonas.

As duas unidades já possuem um equipamento, cada, e precisaram fazer adequações nas salas de exames, antes da instalação dos novos aparelhos. “Essa é mais uma boa notícia neste fim de ano para a rede estadual de saúde, porque significa um grande reforço na área de diagnóstico, justamente em uma especialidade de exame em que a demanda sempre é grande nos nossos hospitais”, afirmou o secretário estadual de saúde, Francisco Deodato.
Em média, as unidades administradas pela Susam realizam 204 exames de tomografia por dia, segundo dados do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (SIA/SUS), do Ministério da Saúde. Com os novos aparelhos, a cobertura para este tipo de exame vai aumentar, com o 28 de Agosto e o João Lúcio operando com dois aparelhos cada um.
A Susam também oferece o exame de tomografia por meio de agendamento, via Sistema de Regulação (Sisreg). Diferente dos prontos-socorros, nessa situação, o paciente tem a indicação do procedimento, mas não é caso de urgência. Ele aguarda em casa a marcação do exame e é avisado da data e local por telefone ou mensagem de SMS.

Com os novos tomógrafos, ressalta Francisco Deodato, a Susam espera garantir a oferta efetiva de exames de tomografia nas duas unidades, onde os aparelhos recebidos por esta administração, que assumiu em outubro de 2017, estavam apresentando problemas com regularidade, porque vinham de um longo processo de uso, sem manutenção.
O tomógrafo do Pronto-Socorro João Lúcio, por exemplo, tem a mesma idade de fundação do hospital, assim como o do 28 de Agosto. Enquanto aguardava a chegado dos novos, a Susam recuperou os aparelhos dos dois hospitais e regularizou o serviço de manutenção preventiva dos mesmos, que não havia antes.

(38)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com