Mais de 1,7 mil atendimentos são realizados na 7ª Semana da Mulher, pela Polícia Civil do Estado

A Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher (DECCM), em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), realizou, de 12 a 15 de março, a 7ª Semana da Mulher, que, neste ano, teve como tema “Seja o seu grande amor”.

Ao longo de quatro dias de atividades, cerca de 1.750 atendimentos, englobando serviços distintos, foram realizados gratuitamente. A programação ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

De acordo com a delegada Débora Mafra, titular da DECCM, somente na abertura do evento, que aconteceu na manhã da última terça-feira (12/03), às 9h, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques (CCAVV), cerca de 1 mil pessoas usufruíram de serviços médicos e de embelezamento oferecidos no local.

Foram realizados, ainda, serviços da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) e Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), disponíveis tanto para mulheres quanto para homens. 

“Essa edição da Semana da mulher surpreendeu todos nós que trabalhamos no combate à violência doméstica. Agradeço imensamente ao delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Lázaro Ramos, que nos deu todo o suporte necessário, além dos nossos parceiros da PMAM, Detran, DPE-AM, TJ-AM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Prefeitura Municipal de Manaus (PMM) e Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), que nos disponibilizou a Unidade Móvel de Acolhimento à Mulher, e a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM)”, disse Mafra.

Serviços – A partir de quarta-feira (13/3), os serviços passaram a acontecer no prédio da DECCM, no bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul. As mulheres foram contempladas com dias de embelezamento, com serviços como corte de cabelo, design de sobrancelhas, esmaltação, tranças e limpeza de pele.

O Departamento de Controle e Avaliação (DCA) da Polícia Civil do Amazonas realizou, ao longo dos quatro dias de evento, 88 atendimentos de consultas com o investigador de Polícia e clínico geral Stanley Neves, e 80 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite.

“Oferecemos aferição de pressão, vacinas, atendimento psicológico, atendimento oftalmológico e serviços sociais. Tivemos na nossa programação palestras sobre cuidados com a saúde, com temas como câncer de boca e câncer de colo do útero, ministradas por servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Foram distribuídos aos presentes kits de higiene bucal também. A equipe do Detran-AM fez a entrega de material educativo, contendo informações sobre veículos e carteiras de habilitação, além de palestra sobre educação no trânsito e mecânica básica”, ressaltou a delegada.

Para a dona de casa Alcir Sales Zane, 61, a ação foi um presente para todas as mulheres da capital. “É muito bom podermos resolver diversas situações em um só local. Além disso, ainda temos a oportunidade de cuidarmos da nossa beleza, com os serviços de embelezamento oferecidos. O Dia Internacional da Mulher é uma data muito importante para nós mulheres que somos guerreiras. Fico muito agradecida pelo evento”, argumentou.

Justiça – A titular da DECCM enfatizou que, do dia 13 até o fim deste mês, serão oferecidos, no pátio da especializada, serviços jurídicos da Justiça Itinerante do TJAM, como: divórcio, partilha de bens, pensão alimentícia, guarda e visitação de filhos, causas civis de até 20 salários mínimos e também de direito do consumidor. 

Para concluir, Mafra agradeceu a todos as pessoas que participaram da Semana da Mulher. “Muito obrigada aos médicos, esteticistas, manicuras e a todos os profissionais que estiveram nessa ação tão importante conosco. Em especial, gostaria de agradecer a toda a população que esteve presente e a equipe da DECCM que estava atendendo as ocorrências, solicitando as medidas protetivas, interrogando e, ao mesmo tempo, ajudando na nossa festa. Queremos, com esse evento, mostrar o valor que a mulher tem pelo símbolo de revolução. A mulher tem que ser respeitada e valorizada”, finalizou. 

FOTOS: Alailson Santos

(11)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com