Fundação Adriano Jorge realiza, de 15 a 17 de abril, a 8ª Semana da Voz

O Serviço de Otorrinolaringologia da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), unidade vinculada à Secretaria de Saúde (Susam), do Governo do Amazonas, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), deu início, nesta segunda-feira (15/04), à 8ª Semana da Voz, com a triagem de pacientes para atendimento clínico e exames de videolaringoscopia, visando diagnóstico precoce de doenças da laringe, bem como a promoção da saúde vocal.

A Semana da Voz é uma programação especial de atendimento, alusiva ao Dia Mundial da Voz, data comemorada em todo o mundo, em 16 de abril, para alertar sobre a importância e cuidados da voz. Na programação, houve a distribuição de panfletos, orientações e palestras sobre doenças que podem comprometer a saúde vocal.

O otorrinolaringologista Álvaro Siqueira, destacou que foram triados 115 pacientes. “Nesta segunda, atendemos 25, em exames de videolaringoscopia, e nos dias 16 e 17, em média, serão 50 exames em cada dia”, explicou. “Nosso objetivo é alertar para cuidados com a voz. Sintomas como rouquidão, entalo e pigarro por mais de 15 dias, ou seja, persistentes, não é normal. Deve-se procurar um profissional médico especializado para verificar se há problemas na laringe”, disso Álvaro Siqueira. “Os pacientes selecionados, após exames, receberão orientações para tratamento ou encaminhamento, conforme indiquem os resultados”.

Palestra – Raquel Barbosa, fonoaudióloga, palestrou sobre cuidados com a voz. “É preciso conhecer sua voz. A voz é o meio de comunicação. É a sua marca. Então, é preciso cuidar”, salientou Raquel. “Há cuidados específicos, especialmente, se o paciente é profissional da voz. Você tem de saber usá-la. Os principais é hidratar muito bem, ter alimentação saudável, e sim, comer maça, que é uma fruta adstringente, pode melhorar sua saúde bucal. Evitar mudanças bruscas de temperatura, ou mesmo alimentos muito apimentados ou com temperas extremas, como muito quente ou muito gelado, são cuidados básicos”, disse a fonoaudióloga.

Parceria – Os eventos alusivos ao Dia Mundial da Voz contam com apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), preceptores e residentes do Programa de Residência Médica em Otorrinolaringologia do Hospital Adriano Jorge e também com o apoio da Liga Amazonense de Otorrinolaringologia (LAOR) e Cirurgia Cérvico-Facial (ORL-CCF), além de internos da UEA.

(9)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com