Cosama assina acordo para assumir distribuição de água em Atalaia do Norte

Após realizar visita técnica no município de Atalaia do Norte e constatar contaminação de água na região, o Governo do Amazonas, por meio da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), assinou o protocolo de transferência de serviços com a prefeitura da cidade para assumir o Sistema de Distribuição de Água.

Serão realizadas melhorias, principalmente na estrutura da Estação de Tratamento de Água (ETA). Segundo o presidente da Cosama, Armando do Valle, entre os avanços incluem-se a reforma do flutuante de captação e a ampliação de rede.

“É prioridade do governador Wilson Lima investir no interior. A situação de Atalaia do Norte é grave, por isso, a Companhia está assumindo o sistema de água, sempre pensando em melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O presidente da Cosama explicou que o primeiro passo é enviar equipes para realizar o recadastramento das casas e, em seguida, a instalação dos hidrômetros.

“Paralelamente acontecerão as obras de ampliação e a reforma das estruturas, assim como a modernização do sistema”, informou Armando do Valle.

O contrato assinado entre o presidente da Cosama e o prefeito de Atalaia do Norte, Nonato Tenazor, prevê a prestação de serviços relativos à explanação, execução de obras, ampliações e melhorias dos serviços de abastecimento. O prefeito Nonato Tenazor enfatiza a importância desse acordo para a população.

“Estamos felizes em ter conseguido estreitar essa parceria em prol da população, pois não temos recursos para realizar esse investimento”, disse.

Os testes na água de Atalaia do Norte foram realizados em março deste ano, após denúncias da população. Na ocasião, engenheiros, químicos e laboratoristas da Cosama constataram que, além da falta de materiais para o preparo da água e o laboratório para análises, os equipamentos que realizam todo o processo estão quebrados, assim como a estrutura que está precisando de manutenção e investimentos.

Segundo levantamento realizado pelo departamento técnico da Cosama, existem em Atalaia do Norte 1.403 ligações de água ativas e menos de 60 hidrômetros instalados.

(2)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com