Delegacia do Consumidor orienta sobre cuidados na hora de comprar carne

O consumidor precisa ficar atento ao comprar carne de boi, porco ou frango em açougues da cidade. Isso porque, em alguns casos, o estabelecimento comercializa carnes vindas de abatedouros clandestinos, imprópria para o consumo humano.

Em março, a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon), da Polícia Civil, realizou uma operação, denominada ‘Abatedouro do Mal’, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), em que um abatedouro clandestino na rodovia AM-010 foi fechado após denúncia e a proprietária autuada por crime contra a relação de consumo e maus tratos aos animais.

No local, que funcionava sem autorização dos órgãos de Vigilância Sanitária, os policiais da Decon encontraram dezenas de aves sendo abatidas e comercializadas de forma inadequada e outras dezenas, ainda vivas, presas em caixas impróprias, sem condição de bem estar para os animais.

Em virtude desse e de outros episódios, o delegado titular da especializada, Eduardo Paixão, faz um alerta aos consumidores, principalmente àqueles que costumam comprar carnes em açougues menores. “Cuidado com o preço baixo, nos pequenos mercados no interior, estradas e bairros, porque o preço abaixo da média nem sempre vem atrelado a qualidade da carne”, enfatizou.

O delegado ressalta, ainda, que se o consumidor desejar comprar de produtores menores, que busque referências entre conhecidos e pessoas que já consomem aquela carne, para que não corra o risco de comprar alimentos que causem algum tipo de prejuízo a saúde.

(9)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com