Átila Lins participa de reunião na Comissão de Integração Nacional e debate ações e melhorias para o AM

O deputado federal Átila Lins PP-AM, participou de uma importante audiência pública nesta quarta (12/06) na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, que oportunizou um amplo debate sobre as perspectivas, projetos, ações e programas que o Banco da Amazônia (BASA) pretende desenvolver sob as diretrizes desta nova gestão do Governo Federal. Também ouvimos a Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano, e a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM).

O Basa nos trouxe um balanço dos recursos aplicados – 53% no setor rural e 47% não rural – e os valores de contratação por segmento, além de destacar o trabalho de análise socioambiental e as metas para essa gestão: expansão de crédito, com destaque para a implantação dos escritórios de negócios; novos agentes de campo; cadastro de terceirizados para prospecção do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e o estudo de abertura do banco para repasse de crédito do FNO, por meio das agências de fomento, para outras instituições financeiras.

Um pouco da nova política nacional de desenvolvimento regional, bem como os instrumentos de governança e como é vista a Amazônia nessa nova dinâmica econômica do Governo também foi apresentado.

Entendo que estes órgãos colaboram entre si para a implantação de programas do desenvolvimento regional e a exposição do que já vem sendo feito, associado ao que podemos melhorar, através deste debate junto ao colegiado da Comissão, só auxilia na melhoria das políticas públicas para Região, que tem grande potencialidade, mas ainda precisa acabar com alguns entraves ao desenvolvimento.

Foi um debate sobre as perspectivas desses órgãos, acerca do desenvolvimento com vistas à geração de emprego e renda, e os novos horizontes para nossa Região e nossos estados.

Quero agradecer a disposição do presidente do BASA, Valdecir Tose; do Superintendente da SUDAM, Paulo Roberto Correia da Silva e da secretária nacional Regional e Urbano, do Ministério de Desenvolvimento Regional, Adriana Melo Alves, em comparecer a esta audiência em atendimento de requerimento de minha autoria.

(24)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com