Susam reúne diretores de unidades, no ponto facultativo, para alinhar estratégias de melhorias no atendimento

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) aproveitou o ponto facultativo desta sexta-feira (21/06) para realizar reunião de alinhamento estratégico com os gestores de todas as unidades da capital. A inserção de novos programas como o Regula+Brasil, o Sistema de Transferências de Emergências Reguladas (Sister) e a melhoria no atendimento aos usuários foram assunto da reunião, que durou toda a manhã.

Todos os diretores de unidades de saúde, além de servidores da sede da Susam, participaram da reunião, no auditório da Susam, com a secretária executiva de Atenção Especializada da Capital (SEA-Capital), Dayana Mejia de Souza. A secretária reforçou a necessidade de melhorar o atendimento à população e explicou sobre a adesão da Susam ao programa de avaliação do Ministério da Saúde (MS), que foi incorporado neste mês de junho.

Com o objetivo de diagnosticar e analisar a atuação dos trabalhadores e das instituições da Susam, buscando promover o desenvolvimento profissional e institucional e, consequentemente, aprimorar o desempenho do órgão e de seus servidores, o processo avaliativo será realizado em três fases: autoconhecimento, avaliação dos colegas de trabalho do gestor e entrevista com a gerência do setor.

O desenvolvimento do programa de avaliação possibilita obter informações que auxiliam a revisão de estratégias e metodologias de trabalho, minimizando os problemas encontrados e melhorando as práticas na gestão da Susam.

“A primeira fase é uma ferramenta reconhecida no processo de gestão, que é como o gestor se enxerga e onde ele precisa melhorar, uma autoavaliação. Assim, ele subsidia a gestão superior a tomar medidas que possam ajudar a gestão da ponta a ter melhores ferramentas de trabalho. Foi uma reunião muito positiva, de feedback positivo e reconhecimento dos pontos em que precisamos melhorar”, afirmou a secretária da SEA-Capital.

O diretor do Hospital e Pronto Socorro João Lúcio, Silvio Romano, destacou a importância da reunião de alinhamento. Com a implantação de dois grandes programas, o Regula Mais e o Sister, os gestores puderam tirar dúvidas e definir estratégias para melhorar o atendimento.

“Essa troca de informações e troca de realidades com os outros gestores nos ajuda muito. Devemos manter esse espaço para que a gente continue se encontrando e alinhando mesmo o nosso cotidiano, trabalhando como rede. Nada acontece de forma isolada, precisamos trabalhar a integração com esses sistemas para funcionarmos como rede, e o usuário nos enxergar como rede”, ressaltou o diretor.

*Regula+Brasil* – Foi implantado em maio no Amazonas, com a finalidade de reduzir a fila de espera no Sistema de Regulação. O paciente atendido em unidade básica que necessita do encaminhamento especializado passa de imediato por uma avaliação feita por uma equipe de médicos do núcleo remoto de regulação. Esses profissionais avaliam o caso do paciente, com base em protocolos, com o objetivo de acelerar o processo de direcionamento aos ambulatórios especializados.

*Sister* – Criado por meio de Portaria assinada pelo secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, o Sistema de Transferência de Emergências Reguladas (Sister) viabiliza as transferências de pacientes em estado crítico à Rede Hospitalar de Atenção às Urgências e Emergências da capital, via Regulação. Serve tanto para a transferência intermunicipal (do interior para Manaus) quanto entre as unidades de saúde da capital.

O novo sistema permitiu a padronização nas solicitações para a internação em leitos de UTI, estabelecendo fluxos de solicitação para admissão dos pacientes. A Portaria instituiu, ainda, o regulamento e os protocolos de transferências.

*FOTO:* Gisele Rodrigues/Susam

*Mais informações:* Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Saúde (Susam):

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