Governador Wilson Lima entrega novo Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI) da Maternidade BALBINA Mestrinho, o primeiro do Estado adaptado para parto na água

O governador Wilson Lima e a primeira-dama do Estado, Taiana Lima, participam, nesta segunda-feira (24/06), da entrega do novo Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI) da Maternidade Balbina Mestrinho, unidade da Rede Estadual de Saúde. O espaço, que passou por ampliação, foi repensado para estimular as gestantes a optarem pelo parto com o mínimo de intervenção possível.

A unidade será a primeira da rede pública no Estado com estrutura para o parto na água. Entre as novidades da reformulação do CPNI da Balbina Mestrinho estão duas suítes com banheira com água aquecida para as grávidas que optarem por dar à luz na água, e uma sala de parto preparada para receber indígenas, quilombolas e estrangeiras, de modo a respeitar as culturas e costumes tradicionais.

O secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, que também participa da entrega do espaço, destaca que o novo CPNI é um projeto que chega no momento em que o Governo do Amazonas busca fortalecer o conceito de humanização dos serviços na saúde e a área materno-infantil simboliza bem essa fase. “O objetivo é incentivar o parto normal e dar à mulher conforto e autonomia no seu momento mais sublime, oferecendo um ambiente mais acolhedor no parto”, disse o secretário.

O parto normal na maternidade é indicado às mulheres que fizeram pré-natal e não apresentam riscos para elas ou para o bebê. A avaliação é feita no processo de admissão e, caso não haja impedimento, a mulher pode escolher a forma que achar mais confortável de dar à luz. “A ideia é tornar a mãe e o pai os protagonistas no nascimento da criança”, afirma a diretora da maternidade, Rafaela Faria.

O novo Centro de Parto Normal Intra-hospitalar foi ampliado de duas para quatro suítes de até 30 metros quadrados, duas delas com banheira para nascimento na água e todas equipadas com métodos de alívio não farmacológico da dor – equipamentos para exercícios que ajudam na dilatação para estimular o parto normal. As banheiras possuem água aquecida, que proporciona relaxamento e ajuda amenizar as dores das contrações. As suítes possuem cama padrão PPP (Pré-Parto, Parto e Pós-Parto), chuveiro quente, banco de parto, berço aquecido, berço ergonômico, massageador, escada de ling, Bola de bobath, poltrona para acompanhante, televisão, entre outros.

*Apoio do FPS –* A reestruturação do CPNI da Balbina Mestrinho teve investimento de R$ 335.358,20 mil do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS), órgão do Governo do Estado que destina recursos para projetos que desenvolvam ações relacionadas às metas prioritárias do Governo. Segundo a secretária executiva administrativa do FPS, Kathelen Santos, ações que promovem a qualidade de vida e contribuem para o fortalecimento das políticas públicas para mulheres no Amazonas têm atenção especial para a atual gestão do estado.

(90)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com