Prefeitura de Tapauá faz primeira missão com o Barco UBS FLUVIAL

Confira o relato emocionante com secretário de Saúde do município de Tapauá, Enf. Januario que também é presidente do Cosems.

É… Fazer a primeira viagem da UBS Fluvial de Tapauá, certamente foi a viagem mais bonita da minha vida!!!

Conheço vários países, várias culturas, todos os estados do meu país e mais de 2/3 dos municípios do meu estado. Entretanto, Tapauá é diferente…

Em seus quase 90 mil km² de extensão, onde cabem facilmente 20 Distritos Federais, mais precisamente à margem dos rios que banham o município, vivem pessoas que são os reais filhos da dificuldade.

Encontrar pessoas, historicamente esquecidas pelo poder público, que tem muito pouco, beirando o marasmo nutricional, e mesmo assim estão dispostas a compartilhar o que tem, mostram um grande e real sentimento de HUMANIDADE…

É injusto perceber que pessoas que são rodeadas por água, o bem mais precioso que é a fonte de seu sustento, ao mesmo ter a água que as rodeia como grande problema (captação, distribuição, potabilidade e balneabilidade).

Estar aqui, é perceber que a grande maioria das políticas públicas do nosso país foram feitas sem conhecimento real de causa, sem vivência!!!

Esse é o real Brasil Profundo que muitos insistem dizer que conhecem, mas poucos, pouquíssimos, se dispuseram a desbravar, conhecer, enfim, viver a real situação dos nossos ribeirinhos!

Preceito Zezito e Secretário de Saúde Januário

Essa viagem nos proporciona um encontro com a humanidade. Onde os pequenos problemas, que o poder público poderia sim resolver, se tornam imensos.

Onde a fome, a miséria, o isolamento, e dentre todas as mazelas, a ausência de políticas públicas que realmente contemplem esse povo, perpetuam um flagelo silencioso!

Flagelo esse, que torna a voz do ribeirinho igual a voz de todas as dores do mundo!!!

Retorno renovado, com uma maior vontade de gritar para expor esses problemas que vivencio diariamente, onde o nosso povo, protagonista da vida, ainda anseia por dias melhores…

Foram 17 dias percorrendo 30 comunidades ribeirinhas vivenciando a REALIDADE! O que me permite bradar: MAIS BRASIL E MENOS BRASÍLIA!!!

(60)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com