Susam conquista prêmio de ‘Melhor Projeto da Amazônia ‘ no PMI Amazônia- Melhores do ano

A secretaria estadual conquistou a premiação com o projeto ‘Sistema de Gerenciamento de Despesas em Unidade de Saúde’ 

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) venceu a 1ª edição do Prêmio PMI Amazônia – Melhores do Ano, conquistando o título de “Melhor Projeto da Amazônia” com o projeto “Sistema de Gerenciamento de Despesas em Unidade de Saúde”. A premiação foi realizada nesta segunda-feira (25/11), na Fundação Getúlio Vargas (FGV) do Amazonas Shopping.

O prêmio promove reconhecimento dos profissionais e organizações atuantes na área de projetos, disseminando as boas práticas para o amadurecimento em gestão na região. Em segundo lugar ficou uma iniciativa do estado do Pará.

“O Departamento de Tecnologia da Informação (Detin) da Susam tem feito um grande trabalho e a premiação comprova que a Susam está no caminho certo, buscando modernizar sua gestão e melhorar os serviços para o povo do Amazonas”, destacou o secretário Estadual de Saúde, Rodrigo Tobias. Ele explicou que o sistema desenvolvido pela Susam auxilia no controle financeiro das unidades de saúde.

Base de dados única – De acordo com Rodrigo Tobias, o objetivo do projeto da Susam é organizar uma base de dados única de todas as unidades para que a gestão torne mais eficiente o controle das despesas, receita e produção da rede de saúde.

“Estamos caminhando para a informatização de toda a rede em uma base de dados única, com a implantação da sala de situação e acompanhamento dos dados em tempo real pela gestão, que começa pela capital e, ao final do governo, se estenderá para o interior do Amazonas”, observa.

Avaliação – De acordo com o diretor do Detin, da Susam, Francisco Arce, o projeto de informatização da rede de saúde permitirá que a unidade aponte tudo o que é despesa e o que é receita para que a gestão possa acompanhar a evolução dos gastos e avaliar a eficiência dos serviços ofertados à população.

“O sistema subsidiará a gestão no controle dos gastos públicos e na tomada de decisão. O que buscamos é apresentar soluções que possam contribuir para melhorar o atendimento. Isso tudo utilizando pessoal da própria secretaria, com custo zero e sucesso no resultado. A conquista de hoje motiva a equipe a continuar se dedicando ao trabalho”, explicou Arce.

Ampliação – O projeto-piloto iniciou em agosto no SPA da Alvorada e está sendo ampliado para mais três unidades. Posteriormente, todas as unidades da rede estadual de saúde terão o sistema que integrará a sala de situação – uma espécie de “BIG Data da Saúde”. Com a conquista, o servidor Matheus de Oliveira Matsui dos Santos, que gerencia o projeto, também recebeu o prêmio de “Melhor Gerente de Projeto”.

Segundo o diretor do Detin, o prêmio representa a certificação das boas práticas em gerenciamento de projetos. “Quando há uma metodologia nos projetos implantados, a população e a secretaria só ganham”, afirmou.

Parceria – O Project Management Institute Amazônia Chapter (PMI-AM) faz parte de uma instituição internacional sem fins lucrativos que associa profissionais de gestão de projetos.

A Susam planeja realizar um convênio com o PMI-AM para disseminar a formulação de projetos com workshop ministrados internamente a profissionais de tecnologia da informação.

FOTOS: DIVULGAÇÃO/SUSAM

(5)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com