Emendas viabilizadas por Eduardo Braga geram emprego, renda e melhoram a mobilidade urbana no Rio Preto da Eva

O município Rio Preto da Eva (distante 74 quilômetros de Manaus) se transformou, nos últimos seis meses, em um grande canteiro de obras de mobilidade urbana nos bairros Luciano Batista, Batistinha, Morada do Sol e Canaã. Os recursos, no total de R$ 10 milhões, foram viabilizados com emendas impositivas de autoria do senador Eduardo Braga (MDB/AM) ao Orçamento da União no Ministério da Defesa.

Nesta quarta-feira (27/11) as ruas do bairro Luciano Batista começaram a receber os serviços de pavimentação asfáltica, meio-fio, sarjetas e calçadas. “Hoje é um dia muito especial porque estou vendo realmente o asfalto chegar aqui. Agradeço ao senador Eduardo Braga por nos ajudar a realizar esse sonho”, disse mestre de obras, Adalberto de Lima Gomes, morador da rua Sebastião Ferreira, no Luciano Martins.

As frentes de obras compreendem 28 ruas e avenidas que já receberam serviços de construção de drenagem de águas pluviais, sarjetas, calçadas. Hoje as vias estão começando ganhar, pela primeira vez, 1,3 mil quilômetros de asfalto (tipo CBUQ) com camada de cinco centimetros, mais 5,2 quilômetros de sarjetas ecalçadas em concerto.

O senador Eduardo Braga destacou que o impacto das obras em Rio Preto vai além do asfalto e do concreto. “Hoje o município tem uma economia aquecida, com mais de 450 empregos diretos e indiretos nessas obras. Além disso, resolvemos os problemas de mobilidade, pois as ruas saem do barro para o asfalto e as pessoas podem trafegar com mais facilidade. Ao mesmo tempo, a rede de drenagem ajuda a resolver questões de saúde básica. É um trabalho gigante e que nos impulsiona a trabalhar mais para garantir recursos aos nossos municípios”, disse o parlamentar.

De acordo com o prefeito de Rio Preto, Anderson Souza, as obras vai gerar benefícios diretos a mais de 600 famílias nos quatro bairros. “As pessoas estão vendo que o asfalto chegou e que estamos trabalhando com responsabilidade e contando com o apoio do senador Eduardo Braga com as emendas”, observou. Ele lembrou que existem, também, outras frentes de obras de infraestrutura urbana na cidade com recursos da prefeitura.

Além das obras de mobilidade urbana, Rio Preto também foi contemplada, este ano, com recursos de emenda do senador Eduardo Braga para aquisição de medicamentos e equipamentos de saúde do Piso de Atenção Básica (PAB) do Ministério da Saúde, destinados a Unidade Básica de Saúde (UBS Canaã). Inaugurada em outubro deste ano, hoje a unidade atende 100 pessoas por dia com atendimentos médicos em diversas áreas. “Temos aqui atendimentos clínicos, odontológicos, exames preventivos, vacinas e testes rápidos de aferição de pressão arterial e do diabetes. E também atendendo a população com medicamentos”, informou a diretora da UBS, Francielle Santiago.

A aposentada Francineia Gomes Gaspar, de 84 anos, disse que o trabalho do senador tem melhorado a qualidade de vida das pessoas, inclusive a dela que mora na rua Principal, no bairro Batistinha, atendida pelas obras de asfalto e os serviços da UBS Canaã. “Quando chovia chegava na casa da minha filha toda suja de barro nas pernas. Não tinha nem vontade de sair de casa, mas como me sinto melhor ao lado da minha filha, tinha, de ir assim mesmo”, relatou.

*FOTOS:* Antonio Lopes

Assessoria de Impressa

(18)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com