David diz que vai criar fundo municipal para fomentar o esporte

O candidato a prefeito de Manaus David Almeida (Avante) disse, nesta segunda-feira (9), que numa eventual vitória nas eleições deste ano, ele vai criar o Fundo Municipal de Esporte Lazer. O fundo irá captar recursos do imposto de renda de servidores públicos municipais e de empresas que prestam serviços para a Prefeitura Manaus, a fim de fomentar as mais diversas modalidades esportivas, do básico ao profissional.

O fundo terá como base a Lei Federal 11.438/2017, mais conhecida como a Lei de Incentivo ao Esporte. Ela é uma ferramenta legal para que empresas, como pessoa jurídica; e o cidadão como pessoa física destinem recursos a partir da dedução da declaração do imposto de renda, para projetos esportivos. As empresas podem destinar 1% do seu imposto de renda, enquanto a pessoa física pode destinar até 6% do imposto devido.

A proposta da coligação Avante Manaus é colocar em prática uma série de ações com o objetivo de fortalecer as principais atividades esportivas desenvolvidas na cidade, bem como somar esforços com as federações e entidades representativas para valorizar os atletas com potencial comprovado e identificar novos valores, com capacidade de bem representar Manaus e o Amazonas nas competições nacionais e internacionais.

Segundo David, que é praticante de corrida de rua e defensor da realização de “investimentos qualificados” por parte do poder público na valorização e no fortalecimento das atividades esportivas, “a partir de 2021, Manaus também vai respirar atividade física em diversos níveis”.

Plano de Esporte
Para viabilizar a conquista deste objetivo, David incluiu no Programa de Governo para a Prefeitura de Manaus o Plano Municipal de Esporte, Sistema e Fundo Municipal de Investimentos ao Esporte (FMIE), para dar o suporte necessário às atividades previamente selecionadas, com base em indicadores oficiais.

O plano reúne vários programas, projetos e ações que prometem revolucionar, no curto e médio prazo, a prática das atividades esportivas em Manaus, bem como identificar novos valores, em diversas modalidades, para bem representar as cores da cidade e do Amazonas.

“Vamos procurar somar esforços com as entidades representativas, federações e ligas desportivas de Manaus para, primeiramente, identificar as principais carências e depois discutir com os representantes de cada atividade as melhores soluções para os problemas identificados”, explica David Almeida.

Segundo ele, o Plano Municipal de Esporte aponta as principais ações que deverão ser executadas no início do processo de transformação e fortalecimento das atividades esportivas em Manaus.

Segurança e saúde
Para David Almeida, fomentar o esporte é mais do que criar grupos e competições para a disputa pela simples disputa. Ele define o esporte como importante ferramenta social, para o resgate de jovens da vulnerabilidade social, bem como um instrumento estratégico de medicina preventiva a doenças como hipertensão, diabetes e obesidade, entre outras.

“Se trabalharmos o esporte como primeira necessidade social, vamos cuidar das pessoas – crianças, adultos e idosos -, na base, e assim diminuir o volume de atendimento na atenção básica, de responsabilidade municipal, e na alta complexidade, do Estado”, avalia David.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: